segunda-feira, 24 de junho de 2013

CRÔNICAS DO LIRISMO IMEDIATO 3: MEU CASO COM OS LIVROS: 3 - MARIA PERIGOSA, de Luiz Jardim * ANTONIO CABRAL FILHO


 CRÔNICAS DO LIRISMO IMEDIATO 3: MEU CASO COM OS LIVROS: 3 - MARIA PERIGOSA, de Luiz Jardim * ANTONIO CABRAL FILHO

Continuando MEU CASO COM OS LIVROS, minha mais exótica psicose tem se dado com livreiros de calçada, essas pessoas que os "normais" se habituaram a chamar de malucos e que ficam por aí, vendendo livros no meio da rua, na maioria das vezes, sobre plásticos estirados no chão, tentando vender livros "cafonas", totalmente fora do "time" do gosto corrente em termos de livros do momento. E um dos pendores que verifico nesses personagens é a capacidade de juntar Sabrina, Sétimo Céu, Manchete, Revista FairPlay, Carlos Zéfiro com Cantares de Ezra Pound, TS Eliot, Confúcio et alls.
Quem sou eu para entrar no mérito de averiguar se "ELES" conhecem isso, se sabem quem são e/ou se têm alguma relação com isso tudo! Longe disso.
Mas do alto da minha estúpida prepotência, fui tirar um como bobão e me lasquei todo. É que eu vi uma edição da EPOPÉIA em versos no seu "estabelecimento" e perguntei por quanto ele me faria "aquele pacote de papel velho inútil ali..." Ele fuzilou-me com os olhos, fitou-me detidamente, depois olhou  para o livro e arrasou-me de cima a baixo, falando não só sobre o livro e o autor, mas sobretudo, sobre história grega. Como eu não podia "perder de zero", insisti e perguntei de novo pelo preço do livro. Aí ele me disse que só queria o que ele precisava para resolver um problema e mostrou-me a conta de luz, que era de trinta reais; mas eu tinha visto ainda um livro que despertou a minha atenção e que eu ficara folheando para entreter o "Velho Mascateiro", tentando enrolá-lo para adquirir o outro mais barato. É MARIA PERIGOSA, de Luiz Jardim, Editora José Olímpio, 1959, todo ilustrado a bico de pena pelo próprio autor.
Confesso com carinho e respeito: É uma obra prima da literatura brasileira.
Dei-lhe os trinta reais e ensaiei sair de fininho, só pra testar a reação do caboclo, mas mais rápido que eu, disse-me que trinta reais era apenas um... e após regatear mais que dona-de-casa na feira, morri em cincoenta reais.

x
*&*